O ESPÍRITO PROVÉM DO PAI E DO FILHO ~ Missão Nova Visão ♫ Web Rádio Católica

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

O ESPÍRITO PROVÉM DO PAI E DO FILHO

O Concílio de 381, no Oriente, em Constantinopla, afirmou a origem divina do Espírito Santo dizendo que ele "procede do Pai". Logo em seguida, na teologia latina, Santo Ambrósio e Santo Agostinho inauguraram uma tradição que afirmava ser o Espírito procedente do Pai e do Filho. Na Espanha, na França de Carlos Magno e em Roma, no início do segundo milênio, introduziu-se no Credo, na liturgia, a expressão: "O Espírito provém do Pai e do Filho". O oriente não só considera errado porque assim o Espírito teria duas origens e Deus mesmo estaria dividido em duas origens, mas se contrapôs acrescentando o contrário: "O Espírito procede somente do Pai".

No ocidente houve sempre a tendência ao "cristomonismo": O Filho provém do Pai, e o acento na divindade de Cristo parecia ser suficiente para tudo, ficando o Espírito diminuído na liturgia, na teologia, na consciência da Igreja. Não se percebia mais o quanto era importante a presença e a atuação do Espírito Santo na vida e nas ações de Jesus, em sua páscoa e também em sua Igreja: os seguidores de Cristo devem fazer a mesma obra dele, e por isso a Igreja acabou acabou fortalecendo exageradamente as instituições e regras ao invés de confiar no Espírito. Esta é a acusação que faz a Igreja Ortodoxa.

Mas a volta à teologia do Espírito Santo, a consciência de sua presença e atuação em Cristo, na Igreja, na sociedade e na Criação, não dispensa a íntima relação que o Espírito tem com o Filho. Pois enquanto divino, o Espírito provém do Pai, causa e origem de toda divindade, como afirmava o Concílio de 381. Mas enquanto forma de ser pessoa, de presença e de atuação, é o Espírito tanto do Pai como do Filho, pois o Pai não seria Pai se não houvesse o Filho. É o Espírito que dá a um a paternidade e a outro a filiação. Para nós, é o Espírito do Pai que nos estende a paternidade que Deus Pai é para o Filho, e é Espírito de Cristo, o Filho, que nos inclui na sua filiação em relação ao Pai e assim nos salva. É Espírito de filiação que, nos introduz na Trindade como filhos de Deus: "Todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus (...) Recebemos um espírito de filhos adotivos, pelo qual clamamos Abba! Pai! O próprio Espírito se une ao nosso espírito a fim de testemunhar que somos filhos de Deus. E se somos filhos, somos também herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo" (Rm 8,14-17).

Fonte: http://www.veritatis.com.br/

Equipe Rádio Nova Visão
Evangelizando na Web !

0 Comentários:

Postar um comentário

Por favor poste apenas comentário uteis, não faça divulgação na sessão de comentários. Obrigado

JMJ Panamá 2019

JMJ Panamá 2019
Site Oficial

Nossa Programação

24hrs de músicas!
09h00
15 Minutos com Deus
13h00
Jornal do Brasil
15h00
Terço da Misericórdia
18h00
Terço da Sagrada Família
19h00
Jornal do Brasil
20h00
Rítmo Jovem
21h00
15 Minutos com Deus

Clicando Neste Anúncio Você nos Doa R$ 0,03 ! Deus Abençoe !

N.Sra. das Graças

N.Sra. das Graças
Derramai todas as graças necessárias para nossas vidas !

Curta nossa Página !

Solidariedade

Tecnologia do Blogger.

CF2017

Missão Nova Visão, Levando LUZ onde se encontra escuridão !

Para as Crianças

Clicando Neste Anúncio Você nos Doa R$ 0,03 ! Deus Abençoe !

Testemunho / Adriano do Nascimento

CD Mesmo Olhar / Adriano do Nascimento

CD Mesmo Olhar / Adriano do Nascimento
Pregação e Testemunho

Receba Nossas Matérias !

Cadastre seu E-mail e Receba nossas Notícias e Novidades!


Nova Visão

Deixe um Recadinho

De Olho na Dica - Filme

De Olho no Lançamento