O ESPÍRITO PROVÉM DO PAI E DO FILHO ~ Missão Nova Visão ♫ Web Rádio Católica

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

O ESPÍRITO PROVÉM DO PAI E DO FILHO

O Concílio de 381, no Oriente, em Constantinopla, afirmou a origem divina do Espírito Santo dizendo que ele "procede do Pai". Logo em seguida, na teologia latina, Santo Ambrósio e Santo Agostinho inauguraram uma tradição que afirmava ser o Espírito procedente do Pai e do Filho. Na Espanha, na França de Carlos Magno e em Roma, no início do segundo milênio, introduziu-se no Credo, na liturgia, a expressão: "O Espírito provém do Pai e do Filho". O oriente não só considera errado porque assim o Espírito teria duas origens e Deus mesmo estaria dividido em duas origens, mas se contrapôs acrescentando o contrário: "O Espírito procede somente do Pai".

No ocidente houve sempre a tendência ao "cristomonismo": O Filho provém do Pai, e o acento na divindade de Cristo parecia ser suficiente para tudo, ficando o Espírito diminuído na liturgia, na teologia, na consciência da Igreja. Não se percebia mais o quanto era importante a presença e a atuação do Espírito Santo na vida e nas ações de Jesus, em sua páscoa e também em sua Igreja: os seguidores de Cristo devem fazer a mesma obra dele, e por isso a Igreja acabou acabou fortalecendo exageradamente as instituições e regras ao invés de confiar no Espírito. Esta é a acusação que faz a Igreja Ortodoxa.

Mas a volta à teologia do Espírito Santo, a consciência de sua presença e atuação em Cristo, na Igreja, na sociedade e na Criação, não dispensa a íntima relação que o Espírito tem com o Filho. Pois enquanto divino, o Espírito provém do Pai, causa e origem de toda divindade, como afirmava o Concílio de 381. Mas enquanto forma de ser pessoa, de presença e de atuação, é o Espírito tanto do Pai como do Filho, pois o Pai não seria Pai se não houvesse o Filho. É o Espírito que dá a um a paternidade e a outro a filiação. Para nós, é o Espírito do Pai que nos estende a paternidade que Deus Pai é para o Filho, e é Espírito de Cristo, o Filho, que nos inclui na sua filiação em relação ao Pai e assim nos salva. É Espírito de filiação que, nos introduz na Trindade como filhos de Deus: "Todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus (...) Recebemos um espírito de filhos adotivos, pelo qual clamamos Abba! Pai! O próprio Espírito se une ao nosso espírito a fim de testemunhar que somos filhos de Deus. E se somos filhos, somos também herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo" (Rm 8,14-17).

Fonte: http://www.veritatis.com.br/

Equipe Rádio Nova Visão
Evangelizando na Web !

0 Comentários:

Postar um comentário

Por favor poste apenas comentário uteis, não faça divulgação na sessão de comentários. Obrigado

JMJ Panamá 2019

JMJ Panamá 2019
Site Oficial

COMUNICADO IMPORTANTE !

Devido Problemas com a Empresa que nos fornece o streaming de áudio estamos com nossa Rádio fora do AR, se deseja que voltemos com a Rádio deixe seu recadinho na caixa de recados ! Deus os Abençoe Paz e Luz ;)

Clicando Neste Anúncio Você nos Doa R$ 0,03 ! Deus Abençoe !

N.Sra. das Graças

N.Sra. das Graças
Derramai todas as graças necessárias para nossas vidas !

Curta nossa Página !

Solidariedade

Tecnologia do Blogger.

CF2017

Missão Nova Visão, Levando LUZ onde se encontra escuridão !

Para as Crianças

Clicando Neste Anúncio Você nos Doa R$ 0,03 ! Deus Abençoe !

Testemunho / Adriano do Nascimento

CD Mesmo Olhar / Adriano do Nascimento

CD Mesmo Olhar / Adriano do Nascimento
Pregação e Testemunho

Receba Nossas Matérias !

Cadastre seu E-mail e Receba nossas Notícias e Novidades!


Nova Visão

Deixe um Recadinho

De Olho na Dica - Filme

De Olho no Lançamento