Aqui na Nova Visão você escuta os Lançamentos da Paulinas COMEP, são 24 horas com as melhores músicas diariamente para você.
Vamos conhecer um pouco sobre a COMEP
As pessoas que gostam de ouvir música de qualidade às vezes não percebem que o som que está sendo reproduzido por um CD é o resultado do trabalho de uma grande equipe que atua desde a composição das músicas até a embalagem final dos discos.O trabalho técnico dessa complexa cadeia produtiva tem início no estúdio de gravação. É ali que o talento dos compositores, músicos, cantores e diretores artísticos é convertido pelos técnicos de gravação em impulsos elétricos analógicos ou digitais que finalmente são armazenados nos CD´s nos formatos ópticos e magnéticos. Entretanto, o processo não é assim tão simples.

O ESTÚDIO COMEP (Comunicação Musical Editoras Paulinas), mantido pelo trabalho das Irmãs Paulinas, é um dos poucos no país cuja sala comporta a gravação, ao vivo, de uma orquestra. Conta com dois pianos Steinway E Sons de ¾ de cauda e um piano Rud. Ibach Sohn de cauda inteira.
A sala de gravação do estúdio A tem dimensões excelentes para qualquer tipo de gravação. Medindo 13 m de comprimento por 9 m de largura, e com um pé direito de 4,5 m, essa sala tem ainda paredes laterais, painéis articulados, que permitem o ajuste acústico do ambiente, tornando-o mais “vivo” quando necessário.
Além da sala principal, existem quatro cabines (soundlocks) para isolar alguns instrumentos durante as gravações. Os sons são captados por microfones de alta qualidade tais como: NEUMANN, SEENHEISER, BRUEL & JAER, AKG e outros, e transferidos para uma console AMEK GALILEO com 56 canais e para os pré-amplificadores MANLEY, AVALON ou NEVE.
Ainda que a maioria das gravações seja efetuada digitalmente no sistema PROTOOLS HD, a opção analógico-digital também é possível, pois mantemos dois gravadores STUDER A 827 com 24 canais que utiliza fitas de duas polegadas além de gravadores digitais ADAT, podendo estes funcionar sincronizados com o Sistema PROTOOLS HD.

O estúdio B é bem flexível, permitindo gravações a partir da sala do estúdio A.
Após a conclusão das gravações em múltiplos canais, os sons têm que ser agrupados por um processo chamado mixagem, de forma que o produto final seja estereofônico para a produção de um CD, ou “surround” no caso do DVD.
Concluída a mixagem, passamos para o processo de masterização, que é a preparação de um CD-Master, que dará origem às matrizes, para fabricação dos CDs.
O processo de masterização é efetuado em uma sala separada, com tratamento acústico e equipamento adequado para esse fim, conhecido como “work station”. Nessa etapa o CD é configurado, os sons são nivelados e os códigos legais inseridos.
Na COMEP o sistema utilizado para masterização é o “Sonic Solutions”.
fonte: http://www.paulinas.org.br/comep/
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