O sentido de Pentecostes ~ Missão Nova Visão ♫ Web Rádio Católica

quinta-feira, 9 de junho de 2011

O sentido de Pentecostes

Padre Reinaldo Cazumbá da Silva*
Para entendermos o verdadeiro sentido da solenidade de Pentecostes, precisamos partir do texto bíblico que nos apresenta a narração: “Quando chegou o dia de Pentecostes, os discípulos estavam todos reunidos no mesmo lugar.

          De repente, veio do céu um ruído como de um vento forte, que encheu toda a casa em que se encontravam. Então apareceram línguas como de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia expressar-se. Residiam em Jerusalém judeus devotos, de todas as nações que há debaixo do céu. Quando ouviram o ruído, reuniu-se a multidão, e todos ficaram confusos, pois cada um ouvia os discípulos falar em sua própria língua”. (At, 2, 1-6).
 Essa passagem apresenta o novo curso da obra de Deus, fundamentada na ressurreição de Cristo, obra que envolve o homem, a história e o cosmos.
O catecismo da Igreja Católica vai dizer que: “No dia de Pentecostes (ao término das sete semanas pascais), a Páscoa de Cristo completou-se com a efusão do Espírito Santo que se manifestou, se deu e se comunicou como Pessoa divina: da sua plenitude, Cristo Senhor derrama em profusão o Espírito”. (CIC 731).
Nessa celebração somos convidados e enviados para professarmos ao mundo a presença da Pessoa do Espírito Santo. E invocarmos a efusão do Espírito, que renove a face da terra e aja com a mesma intensidade do acontecimento inicial dos Atos dos Apóstolos sobre a Igreja, sobre todos os povos e nações.
Mas precisamos entender o significado dessa Pessoa: “O termo Espírito traduz o termo hebraico Ruah que, na sua primeira acepção, significa sopro, ar, vento. Jesus utiliza precisamente a imagem sensível do vento para sugerir a Nicodemos a novidade transcendente d'Aquele que é pessoalmente o Sopro de Deus, o Espírito divino. Por outro lado, Espírito e Santo são atributos divinos comuns às três Pessoas divinas.

       Mas, juntando os dois termos, a Escritura, a Liturgia e a linguagem teológica designam a Pessoa inefável do Espírito Santo, sem equívoco possível com os outros empregos dos termos espírito e santo”. (CIC 6 91).
Essa solenidade é um fato marcante para toda Igreja, para os povos, pois tem início a ação evangelizadora para que todas as nações e línguas tenham acesso ao Evangelho e à salvação mediante o poder do Espírito.
O papa Bento XVI fala sobre esse processo de reunificação dos povos a partir de Pentecostes: “Tem início um processo de reunificação entre as partes da família humana, divididas e dispersas; as pessoas, muitas vezes reduzidas a indivíduos em competição ou em conflito entre si, alcançadas pelo Espírito de Cristo, abrem-se à experiência da comunhão, que pode empenhá-las a ponto de fazer delas um novo organismo, um novo sujeito:  a Igreja.
Este é o efeito da obra de Deus:  a unidade; por isso, a unidade é o sinal de reconhecimento, o "cartão de visita" da Igreja no curso da sua história universal. Desde o início, do dia do Pentecostes, ela fala todas as línguas. A Igreja universal precede as Igrejas particulares, as quais devem conformar-se sempre com ela, segundo um critério de unidade e universalidade. A Igreja nunca permanece prisioneira de confins políticos, raciais ou culturais; não se pode confundir com os Estados nem sequer com as Federações de Estados, porque a sua unidade é de outro tipo e aspira a atravessar todas as fronteiras humanas. (Bento XVI, homilia na solenidade de Pentecostes, 23 de maio 2010).
Temos necessidade do Espírito Santo no nosso tempo:  Veni, Sancte Spiritus!
  *Padre Reinaldo Cazumbá da Silva é membro da comunidade Canção Nova blog.cancaonova.com/padrereinaldo @padrereinaldocn



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