O significado da 4° feira de cinzas ~ Missão Nova Visão ♫ Web Rádio Católica

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Na 4º feira de cinzas começa um tempo litúrgico importante: a quaresma. Neste dia existe um  gesto próprio e exclusivo: a imposição das Cinzas. Qual é o seu significado mais profundo?  Certamente não se trata somente de um gesto exterior, mas de algo mais profundo, que toca o nosso coração. As cinzas nos fazem compreender a atualidade das palavras  Joel 2, 13: “Rasgai vossos corações, e não vossas vestes! Voltai ao Senhor vosso Deus, porque Ele é bom e compassivo!” Esta advertência é importante para todas as práticas religiosas: os gestos exteriores devem corresponder sempre à
sinceridade da alma e a coerência das obras. Para que serve rasgar as vestes, se o coração permanece distante do Senhor, por isso, eis aquilo que conta: voltar para Deus, com o coração arrependido, para obter a Sua misericórdia.

Um coração renovado e um espírito novo é o que pedimos com o Salmo 50,12:“Ó meu Deus, criai em mim um coração puro, e renovai-me o espírito de firmeza.”

O verdadeiro cristão, consciente de ser pecador, deseja e busca a renovação espiritual. Neste sentido são importantes as palavras de Jesus no evangelho. Ele fala de três práticas religiosas importantes:

1. A prática da caridade

Mt 6,3

“Quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que fez a direita.”

Tudo o que temos é dom de Deus, assim a prática da caridade só é realizada por quem tem um coração cheio do amor de Deus. Quem tem o coração dominado pelo egoísmo ou avareza, não é capaz ser caridoso e nem ajudar de coração o próximo.

2. A oração

Mt 6,6.7

“Quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai em segredo. Nas vossas orações, não multipliqueis as palavras, como fazem os pagãos que julgam que serão ouvidos à força de palavras.”

A oração é a expressão mais direta do nosso encontro pessoal com Deus. Por isso, entrar no quarto significa entrar no próprio coração para falar com Deus. Significa também parar, para estar a sós com Deus. Daí cresce ou desaparece a força do cristão. A quaresma é tempo para melhorar nossa vida de oração ou começar a praticá-la. Isso exige a coragem arrumar o modo como usamos o tempo, para ter tempo diariamente para estar com Deus. Não importa quanto tempo, mas é importante começar como sabemos e como podemos. Um dos meios mais simples é rezar com a Palavra, por exemplo o evangelho do dia.

3.  Jejum

Mt 6,16

“Quando jejuardes, não tomeis um ar triste como os hipócritas, que mostram um semblante abatido para manifestar aos homens que jejuam”

O jejum não é somente deixar de comer algo.  Segundo Sto. Inácio de Loyola tem 3 finalidades:

– reparação dos pecados;

– para nos libertar de alguma tentação, vício ou mau sentimento;

– para alcançar alguma graça ou solução para alguma dúvida.

Peçamos que as cinzas sejam o sinal da graça de Deus nos acompanhando, para que conduzidos pelo Espírito Santo vençamos o pecado e as tentações do demônio.

E sigamos o conselho de São Bento aos seus monges para que fizessem um plano de trabalho espiritual para a quaresma, onde pudessem rezar melhor, falar menos, meditar com o coração a Palavra e lidar com as pessoas com mais atenção.

O Tempo da Quaresma é o tempo da misericórdia de Deus. Mesmo diante da nossa demora em abandonar o pecado, o Senhor nunca se cansa de ter misericórdia de nós, e quer nos oferecer uma vez mais o seu perdão, todos precisamos disso, convidando-nos a voltar a Ele com um coração novo, purificado do mal, purificado pelas lágrimas, para tomar parte da sua alegria. Como acolher este convite? São Paulo nos da o caminho: “Em nome de Cristo, nós vos suplicamos: deixai-vos reconciliar com Deus” (2 Cor 5, 20).

Oração para a Quaresma

Pai nosso,
que estais no Céu,
durante esta época
de arrependimento,
tende misericórdia de nós.

Com nossa oração,
nosso jejum
e nossas boas obras,
transformai
o nosso egoísmo
em generosidade.

Abri nossos corações
à vossa Palavra,
curai as nossas feridas do pecado,
ajudai-nos a fazer o bem neste mundo.

Que transformemos a escuridão
e a dor em vida e alegria.
Concedei-nos estas coisas
por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Amém

Fonte: encontrocomcristo.com.br/

0 Comentários:

Postar um comentário

Por favor poste apenas comentário uteis, não faça divulgação na sessão de comentários. Obrigado

Nossa Programação

24hrs de músicas!
15h00
Terço da Misericórdia
18h00
Terço da Sagrada Família
20h00 às 22h00
Rítmo Jovem

Clicando Neste Anúncio Você nos Doa R$ 0,03 ! Deus Abençoe !

N.Sra. das Graças

N.Sra. das Graças
Derramai todas as graças necessárias para nossas vidas !

Curta nossa Página !

Solidariedade

Tecnologia do Blogger.

CF2017

Missão Nova Visão, Levando LUZ onde se encontra escuridão !

Clicando Neste Anúncio Você nos Doa R$ 0,03 ! Deus Abençoe !

Testemunho / Adriano do Nascimento

CD Mesmo Olhar / Adriano do Nascimento

CD Mesmo Olhar / Adriano do Nascimento
Pregação e Testemunho

Receba Nossas Matérias !

Cadastre seu E-mail e Receba nossas Notícias e Novidades!


Nova Visão

Deixe um Recadinho

De Olho na Dica - Filme

De Olho no Lançamento